Morreu na manhã deste domingo, em São Paulo, o bibliófilo José Mindlin. Ele tinha 95 anos e estava internado há cerca de um mês no hospital Albert Einstein. A morte foi causada por falência múltipla de órgãos. Em 2006, Mindlin entrou para a Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira número 29, antes pertencente ao historiador e escritor Josué Montello.
José Ephim Mindlin nasceu em São Paulo em 8 de setembro de 1914. Formou-se em Direito em 1936, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Advogou até 1950, quando foi um dos fundadores e presidente da empresa Metal Leve S/A, empresa pioneira em pesquisa e desenvolvimento tecnológico próprio no seu campo de atuação. Em sua atividade empresarial desenvolveu grande esforço em prol do avanço tecnológico brasileiro e no processo de exportação de produtos manufaturados brasileiros. Mindlin foi dono de uma das mais importantes bibliotecas privadas do país, que começou a formar aos 13 anos e, no ano passado, doou cerca de 45 mil volumes, entre coleções e folhetos, para a Brasiliana USP, no campus da universidade, em São Paulo.
...lembranças "Uma palestra que fui assistir na Biblioteca Monteiro Lobato a alguns anos... ele relatou a sua verdadeira paixão por livros... contava que quando em sociedade montou uma livraria vendia os livros com uma enorme dor no coração e pra amenizar isso ele cadastrava todos compradores e dizia que quando tivesse condições entraria em contato e recuperaria cada um deles...e assim o fez... um por um voltou a sua biblioteca"
Hoje estou de luto... perdemos um iluminado, que nos deu muito... mas que agora ilumina a biblioteca do universo... Obrigada Mindlin