Seus amigos sempre perguntam quem é o bibliotecário, o que ele faz e mesmo que você explique eles não entendem?
O Guia do Estudante produziu um ótimo texto sobre isso, onde explica o que é o curso de Biblioteconomia e para que serve:
“São a classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas e centros de documentação. O bibliotecário trabalha como um administrador de dados, que também processa e dissemina a informação. Além de catalogar e guardar as informações, ele orienta sua busca e seleção. Cabe-lhe analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. É de sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação, além de preservar os suportes (mídias) para que resistam ao tempo e ao uso. Trabalha em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais e de memória, hemerotecas, editoras, empresas de comunicação, provedores de internet, ONGs, clubes e associações.
Nos últimos tempos, a atuação do profissional de biblioteconomia tem se voltado cada vez mais para a criação e a manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores, empregando para isso os sistemas de informática e a internet.
A instalação de bibliotecas em todas as escolas do país se tornou obrigatória graças a uma lei federal sancionada em 2010. Isso significa que, além de construir o espaço físico (o Censo da Educação, de 2008, calculou um déficit de 93 mil bibliotecas no Ensino Fundamental), será necessário formar profissionais de biblioteconomia. Hoje, o Brasil conta com mais de 21 mil bibliotecários, mas até 2020 – prazo máximo para a instalação dos acervos – esse número precisa chegar a quase 180 mil. Uma boa notícia para um mercado que também vêm crescendo por causa do surgimento de novas tecnologias, como as bibliotecas digitais.”