quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

BIBLIOTECONOMIA

O que é biblioteconomia e o que faz um bibliotecário?
Seus amigos sempre perguntam quem é o bibliotecário, o que ele faz e mesmo que você explique eles não entendem?


O Guia do Estudante produziu um ótimo texto sobre isso, onde explica o que é o curso de Biblioteconomia e para que serve:


“São a classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas e centros de documentação. O bibliotecário trabalha como um administrador de dados, que também processa e dissemina a informação. Além de catalogar e guardar as informações, ele orienta sua busca e seleção. Cabe-lhe analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. É de sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação, além de preservar os suportes (mídias) para que resistam ao tempo e ao uso. Trabalha em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais e de memória, hemerotecas, editoras, empresas de comunicação, provedores de internet, ONGs, clubes e associações. 
Nos últimos tempos, a atuação do profissional de biblioteconomia tem se voltado cada vez mais para a criação e a manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores, empregando para isso os sistemas de informática e a internet.
A instalação de bibliotecas em todas as escolas do país se tornou obrigatória graças a uma lei federal sancionada em 2010. Isso significa que, além de construir o espaço físico (o Censo da Educação, de 2008, calculou um déficit de 93 mil bibliotecas no Ensino Fundamental), será necessário formar profissionais de biblioteconomia. Hoje, o Brasil conta com mais de 21 mil bibliotecários, mas até 2020 – prazo máximo para a instalação dos acervos – esse número precisa chegar a quase 180 mil. Uma boa notícia para um mercado que também vêm crescendo por causa do surgimento de novas tecnologias, como as bibliotecas digitais.”


Um comentário:

Dribook disse...

Biblio o que? rsrsr òtimo post amiga!! Beijos

Pagina Virada...um desabafo

Meu caro blog


“Ano Novo, vida nova...” bom, é assim que pensamos, falamos e agimos no inicio de cada ano... eu, em especial vou seguir a risca esse dito popular...


Muitas coisas boas, muitas más e algumas não tão ruins aconteceram no ano que se passou. Eu tive picos de 100% de aprovações que me fizeram como sempre amadurecer e aprender com a realidade nua e crua, muito que aproveitei em algumas situações fui teimosa, sempre com meu ar de achar que pode ser diferente, que pode ser relevante... mas ao rodar, rodar e rodar voltava sempre a única resposta...


Não considero tudo que passei como “perda de tempo” ou talvez como “não deveria ter passado por isso”, acho que tudo tem sido valido e gratificante para a passagem que tenho aqui nesse mundo, nesse ano que se passou tive muitas emoções, conheci pessoas a fundo, me apaixonei por algumas delas, me decepcionei com outras... algumas afirmei os laços fortes de amizade, outras me coloquei em aceitar apenas como colegas... entrei varias vezes como intrometida na linha de energia de algumas pessoas e fui a fundo – isso foi um grave erro, assim dei força a algo que no tinha necessidade “ e sofri”, mas aprendi...


... vida nova, é assim que vou começar esse ano cheio de esperanças e Paz. Que venha Ano Novo, Ano bom... estou preparada...


"Não importa aonde você parou...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível e necessário “Recomeçar”.
Recomeçar é dar uma chance a si mesmo...
É renovar as esperanças na vida e o mais importante...
Acreditar em você de novo...
(Carlos Drummond de Andrade)

Pensamentos com fundamento...

Pensamentos com fundamento...

"Para muitos, ser feliz não é questão de destino. É questão de escolha.”
"Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize o seu desejo."
“O alvo da vida não é a felicidade, mas o aperfeiçoamento.”
"É fácil apagar as pegadas, difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão"